PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ALCOOLISMO

O que é alcoolismo?

    Alcoolismo é uma doença Pessoas que tem essa doença perdem o controle sobre o quanto bebem e não são capazes de parar sem ajuda. Eles também perdem o controle sobre eles mesmos quando estão bebados.

Como o alcoolismo começa?

    Os médicos não conhecem todos os motivos que levam uma pessoa a se tornar alcoólatra. Alguns começam bebendo pouco e acabam “fisgados” pelo álcool. Uma pessoa pode beber para esquecer seus problemas ou se acalma, mas acabam precisando do álcool para sentirem-se normais. Quando a pessoa perde o controle sobre sua forma de beber, ele ou ela precisa de ajuda para parar de beber.

Se o alcoólatra é doente por que ele ou ela não vai para o hospital?

    Antes de mais nada, o alcoólatra não sabe que está doente. Mesmo que o alcoólatra admita que alguma coisa está errada, ele ou ela pode não acreditar que o álcool seja o problema. Um alcoólatra pode culpar as pessoas, seu trabalho, sua casa, ou seja lá o que for. Mas na verdade, o álcool é o grande problema.

Existe um tipo padrão de alcoólatra?

Não. Não existe esse tipo de padrão de alcoólatra. O alcoólatra pode ser muito jovem, velho, pobre, rico, homem ou mulher.

Qual é a cura para o alcoolismo?

    Não há cura conhecida para o alcoolismo. A doença pode ser parada quando o alcoólico para de beber. Pessoas com alcoolismo que pararam de beber são chamadas de “alcoólatras em recuperação” Alcoólatras em recuperação pode ter uma vida saudável, produtiva e feliz.

Os membros da família podem fazer o alcoólatra parar de beber?

    Não. É importante saber que um alcoólatra precisa de ajuda para parar de beber, mas ninguém pode ser obrigado a aceitar ajuda, não importantando o quanto você tente ou seja lá o que você faça. Também é importante saber que os membros da família não podem fornecer a ajuda que os alcoólatras precisam. Um alcoólatra precisa da ajuda de pessoas treinadas para tratar a doença.

Quantas pessoas no Brasil tem ao menos um pai ou mãe alcoólatra?

     No Brasil não temos estatísticas sobre esse número, mas baseados em um recente estudo feito sobre o padrão de hábitos de bebida dos brasileiros, em breve, teremos um número aproximado de quantos filhos de alcoólatras temos no país. Nos Estados Unidos, cerca de 11 milhões de crianças estão sendo criadas por ao menos um dos pais que bebe. Provavelmente deve haver algum na sua classe. E lembrem-se, alguns adultos também cresceram com pais alcoólatras.

Eu sei que não posso fazer meu pai ou mãe parar de beber, então o que devo fazer para eu me sentir melhor?

    Fale com alguém que você confia sobre o problema. Fale com um professor, um técnico do time de esportes, algum funcionário da escola, algum religioso, ou qualquer outra pessoa da sua confiança. Existe um grupo para crianças e jovens que tem pais alcoólatras chamado “Alateen” O Alateen tem reuniões, como em um clube, onde crianças e jovens compartilham suas experiências, forças e esperanças. Veja na nossa seção de links os contatos para achar a reunião de Alateen mais próxima de sua casa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Translate »