O que jovens e crianças podem fazer?

clip_image002

 

Temos algumas sugestões para você: Fale sobre como você se sente. Você pode falar com alguém em quem confia – talvez um amigo próximo, parente, alguém na escola, professor, padre, pastor, rabino, pai de santo, sacerdote, obreiro,  algum líder da sua religião ou qualquer pessoa em quem você confie. Falar sobre seus sentimentos com alguém não quer dizer que você está traindo sua família de alguma forma. Quando você fala com alguém você pode se sentir menos sozinho. Falar com alguém sobre seus sentimentos pode ajudar você a sentir-se menos solitário.

Tente se envolver em atividades na escola ou locais próximos de onde você mora–seja em atividades na escola, ONGs, escoteiros ou algum outro grupo. Fazer esse tipo de atividade pode ajudar você a esquecer um pouco os problemas que tem em casa e você pode aprender coisas novas sobre você e sobre como outras pessoas vivem suas vidas.

Lembre-se que sentir medo e solidão é normal quando você vive com um pai ou mãe que são alcoólicos. É confuso odiar a doença do alcoolismo ao mesmo tempo que você ama seu pai ou mãe alcoólatras. Todas pessoas tem sentimentos confusos: dois sentimentos diferentes ao mesmo tempo. Esse dessa maneira que muitos jovens e crianças sentem-se em relação aos seus pais alcoólatras.

Lembre-se de se divertir!!! As vezes, crianças e jovens em famílias alcoólicas se preocupam tanto com tantas coisas que esquecem se somente ser uma criança ou adolescente. Se as coisas ficarem complicadas em casa, talvez você possa não ter ninguém para ajudr você a se divertir, mas não deixe isso impedir você. Encontre uma forma de se divertir mesmo que esteja sozinho.

Não entre em um carro quando o motorista tiver bebido se você puder evitar isso. Não é seguro Vá andando ou tente conseguir uma carona com um amigo adulto que não tenha bebido Se o seu pai/mãe ou parente for beber em algum lugar, tente não acompanhar eles. Se você deve entrar no carro com um motorista que bebeu, sente-se no banco traseiro na parte do meio. Tranque sua porta. Coloque o cinto de segurança. Tente ficar calmo.

Não pense que se o seu pai ou mãe são alcoólatras que você será também. A maioria dos filhos de alcoólatras nao viram alcoólatras.

Não jogue fora nem tente misturar água na bebida do seu pai ou da sua mãe. A verdade é que isso simplesmente não funciona. Você não tem nenhum controle sobre a forma de beber de seu pai ou da sua mãe. Você não fez o problema começar e você não pode fazer ele parar. É resposabilidade de seu pai ou mãe conseguir tratamento. O que seu pai ou mãe fazem não é sua responsabilidade, e você não é culpado por nenhum comportamento deles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Translate »